Buscar
  • Bia Jiacomine

Cores Quentes X Cores Frias

Quem já passou pelo processo de Análise de Coloração Pessoal já ouviu - e muito - sobre isso. Se você ainda não fez, provavelmente já se perguntou: afinal de contas, o que é isso de cor quente e cor fria? Bem, a temperatura é só a pontinha do iceberg no mundo das cores, mas acho que já da um norte pra vocês assimilarem ao menos essa característica.


Talvez você nunca tenha parado pra pensar, mas a cor do jeito que a gente conhece, tem uma série de atributos que nos faz conseguir distinguir cada uma delas. Na prática, usamos três características da cor pra identificar uma cartela. Mesmo que você não saiba a sua paleta ainda, ter uma noção básica da temperatura ajuda muito.


O QUE DETERMINA SE UMA COR É QUENTE OU FRIA?


Sabemos que as cores são feitas através da mistura de demais cores. Sendo assim, vamos imaginar que temos vários potinhos de tinta: branco, preto, azul, amarelo e vermelho. Se a gente acrescenta um pouquinho de preto no vermelho, ele se torna mais escuro. Da mesma forma, se acrescentarmos o branco, conseguiremos um tom mais claro. Isso diz respeito à profundidade e opacidade da cor. Quando o assunto é temperatura, adicionamos azul para deixar a cor mais fria e amarelo pra que fique mais quente. Ou seja, é a quantidade de pigmento azul ou amarelo que determina a temperatura.



Fiz esse esquema acima pra ficar mais fácil de visualizar. Uma mesma cor pode ser mais quente ou mais fria, dependendo do tom. Na prática, é isso o que acontece. Sendo assim, praticamente todas as cores possuem tons quentes e frios. Na Análise de Coloração a gente trabalha com tons e não cores. Uma dica bacana pra quem ainda não tem olho treinado é sempre fazer uma comparação. Na dúvida, pegue dois "tipos" de verde, coloque um do lado do outro e veja qual é mais quente ou frio.


E NO DIA A DIA, COMO ISSO FUNCIONA?


Pra quem já fez a Análise de Coloração, sabe que isso é praticamente a base da descoberta da cartela, porque a intenção é dar continuidade à sua beleza natural. Dessa forma, quem possui subtom de pele quente, harmoniza melhor com os tons quentes. Quem tem subtom de pele frio, harmoniza melhor com tons frios. Tem pessoas que o subtom é neutro - euzinha aqui, por exemplo - e que "teoricamente" consegue usar um pouquinho de cada, mas pra definir certinho o subtom, só com a Análise.


Algumas pessoas tem um feeling e conseguem se orientar um pouco em relação a isso - geralmente é aquele tipo que diz que fica abatida em determinada cor, apagada em outra ou ainda péssima em mais alguma. Tudo isso pode ser um grande indício de que essa cor realmente não te favorece, justamente por não estar na mesma temperatura que seu subtom de pele. Ficou mais claro agora?

192 visualizações

Não esqueça de verificar na aba de promoções ou spam, ok?

  • Pinterest - Círculo Branco

©2019 by Bia Jiacomine