Top 5 Livros de 2018

Resenha Gloss Lip Volume Hialurônico Blant

Espuma de Limpeza Facial Cicatricure

1 peça 5 looks: Chemise

Esponja de silicone para limpar a pele

Minhas novas tatuagens

Resenha Spray Dumb Blonde Bed Head TIGI – toning protection spray

Cupom de desconto Glambox

De 2018 para 2019

09abr/15

Resenha de Livro | Extraordinário – R.J. Palácio

BiaLivrosLyfestyleResenhas

 photo EXTRAORDINAacuteRIO 1_zpsmkowj3ir.jpg

Esse é um daqueles livros que eu me sinto muito bem em falar sobre. É também daqueles que a gente quer recomendar pra todo mundo e quando fala dele dá suspiros de amor. Extraordinário da R. J. Palácio é simplesmente meu novo livro favorito depois de A Menina que Roubava Livros – que responsa, hein?

 photo EXTRAORDINAacuteRIO 3_zpsibti5pbc.jpg

Ano passado comprei exatamente por causa da capa. Fiquei intrigada com essa carinha, essa capa azul e os dizeres da contracapa: Não julgue um livro menino pela capa cara. É claro que eu precisava levar! Eu já disse pra vocês que não julgo, mas sou influenciada por capas, não já? E como estou participando do desafio literário mais legal dos últimos tempos, aproveitei para lê-lo como um livo que se encaixa no desafio “um livro inteiramente baseado em sua capa”.

 photo EXTRAORDINAacuteRIO 10_zps6t2ufzb8.jpg

Sinopse

“August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade… até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.”

 photo EXTRAORDINAacuteRIO 4_zpsucweblzc.jpg

Apesar de ter uma temática de sofrimento, de algo tão difícil que ocorre a uma criança e sua família, o livro é extremamente leve e nada previsível. Inicialmente Extraordinário é contado pelo August, o protagonista e os capítulos não passam de 2 páginas. Depois eu vi que na verdade ele é separado por sessões, onde cada uma é referente a um personagem. E com isso terminei de ler em dois dias, sem cansar, devorando e saboreando cada página.

 photo EXTRAORDINAacuteRIO 10_zps6t2ufzb8.jpg

Toda a história se passa durante um ano, aquele em que Auggie foi para a escola, então segue uma linha cronológica bem fácil e gostosa de acompanhar. Nesse meio tempo, a gente vê a mesma situação narrada pela visão de vários personagens, o que é simplesmente incrível e surpreendente. É um assunto delicado. O livro mostra o impacto de ter uma criança com uma mutação genética que altera o rosto de forma devastadora e o quanto é difícil lidar com isso, mas tudo de uma maneira clara e sincera.

 photo EXTRAORDINAacuteRIO 7_zpsnyaoicod.jpg

O que é mais interessante é que, apesar de trazer pra nós a dificuldade disso tudo, não o faz de forma clichê e previsível. Fala mesmo que não é fácil, que ninguém tem a obrigação de aceitar logo de cara e que aos poucos vamos aprendendo a lidar com o que não é usual pra nós. A ideia de mostrar a visão de cada personagem envolvido é mágica porque você pode se identificar com o sentimento de cada um, entender exatamente o que se passa com eles naquele momento.

 photo EXTRAORDINAacuteRIO 12_zps6ia2bmnq.jpg

August é um personagem muito realista em relação à sua condição e o livro não traz nenhuma fórmula mágica pra isso. Toda a aceitação foi feita às duras penas e, apesar de já lidar com isso há 10 anos, Auggie ainda se vê magoado com coisas simples. Até mesmo a infantilização dele é bem feita e chega a causar comoção ~ Auggie, eu queria ter você como amigo, queria ser sua Miranda! No meio disso tudo, vemos ainda a vida dos demais personagens envolvidos e como são afetados pela doença de August.

 photo EXTRAORDINAacuteRIO 8_zpsahyepgop.jpg

É sim daquele tipo de livro que comove, que faz chorar, que te dá esperança de um mundo melhor e de querer assistir a Star Wars ~ ele é incrivelmente cheio de referências ao filme e confesso que as analogias e metáforas feitas são excelentes! Super bem arranjado, escrito de forma simples, mas de coração. Cara, como eu amei esse livro! Extraordinário fala de várias coisas implícitas como a vida por trás do estereótipo, a dificuldade de aceitar o que é diferente, a realidade de ter alguém na família que requer todas as atenções e o quanto isso não é bom quando você não é esse alguém. É um livro que deveria ser obrigatório nas escolas, na vida! Deveria vir na cesta básica. Tenho a sensação que por mais que eu fale dele, somente lendo vocês entenderão do que eu estou falando.

 photo EXTRAORDINAacuteRIO 11_zpsvpx53fxv.jpg

Deixem-se levar pela inocência consciente de August. Sejam mais gentis que o necessário. Encantem-se com essa história e passem pra quem vocês gostarem de verdade, vale muito à pena!

Instagram ❤ Facebook ❤ Youtube ❤ Twitter ❤ Pinterest ❤ Snapchat

Veja também esses posts relacionados:

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário

12 Comentários

  • Gabrielle Coelho
    25 abr 2015

    Fiquei encantada com a sua resenha. É o próximo livro que irei comprar e ler.
    Parabéns pelo Blog, é super bacana!

    • Bia Jiacomine
      04 maio 2015

      Ah, que bom que gostou, sua linda!
      Obrigada mesmo!
      Beijo

  • Karina Fabri Campos
    19 abr 2015

    Realmente esse livro é extraordináriooooo… Lindo e emocionante demais e amei a resenha que fez dele.
    Acho q todas as pessoas deveriam ler…
    Amoo seu blog
    Bjss

    • Bia Jiacomine
      20 abr 2015

      Obrigaaaada, sua linda!
      Fico muito feliz em saber disso!
      Beijão
      Ah! Viu que vai virar filme?

  • Lana (Ninha)
    09 abr 2015

    Oii, me lembro do dia que você botou do desafio de livros e eu comentei sobre esse livro! Se eu não estiver enganada, foi o primeiro livro que fiz resenha no meu blog. Eu trabalho com crianças especiais, sou fisioterapeuta de uma das AACD, a do RJ, e antes trabalhava em outra Instituição referência na área também, a ABBR, e não tem como não me envolver, faz parte da minha vida! Ameii e é um livro que já emprestei pra muitas pessoas. E todos, sem tirar nenhum, amaram! Parabéns pela escolha! bj bj

    • Bia Jiacomine
      14 abr 2015

      Obrigada, lindeza!
      Ele é realmente um livro incrível, todo mundo deveria ler. E realmente, não tem como não se envolver, né?
      Beijão

  • Thierrie Magno
    09 abr 2015

    Caríssima, pelo que você falou do livro, ele deve ser realmente mágico. Devo confessar que já li vários livros a partir de suas resenhas ~ I also loved “The Book Thief ~ e vou comprá-lo. Abraços!

    • Bia Jiacomine
      14 abr 2015

      Ah, seu lindo!
      Fico muito feliz em saber disso!
      Tomara que você goste desse também, é um dos meus favoritos!
      Beijão

  • Li Extraordinário no comecinho do ano e ele também se tornou um dos meus livros favoritos.
    Queria ter resenhado ele pro meu blog, mas fiquei sem palavras pra traduzir o quão bom ele é. Extraordinário definitivamente faz jus ao nome, é incrível. Esse livro é mágico.
    Divertido, puro e muito emocionante. O Auggie é um menino incrível e eu também queria ser a Miranda dele! <3
    Tô muito ansiosa pelo filme, acho que vou chorar horrores.
    Adorei a sua resenha Bia, traduziu o que eu penso 🙂
    Beijos!

    • Bia Jiacomine
      09 abr 2015

      VAI TER FILME? AI MEU DEUS, VAI TER FILME?
      Nossa, não acredito!
      Vou desidratar, não vou dar conta!
      Como esse livro é lindo, né? MAl posso esperar pra ler de novo! Quero comprar o 365 dias extraordinários!
      Beijão, lindeza

      • Vai ter filme sim e eu tenho certeza que vai ser muito maravilhoso! Olha a notícia no site da intrínseca, não consegui por o link aqui 🙁 Procure por “DIRETOR EXTRAORDINÁRIO”
        Eu também quero muito o 365 dias. Amei os preceitos do livro, e sou apaixonada com frases!
        Beijos!

        • Bia Jiacomine
          14 abr 2015

          Ai, morri!
          Vamos fazer uma caravana pra assistir?
          huahuauhauhauah
          Beijão
          PS: Obrigada pela notícia boa!