Avaliando produtos de make de R$10,00

Ficando bem com meu corpo

Ugly Sneakers – o que é e como usar

Caneta SOS Cutículas Perfeitas Granado Pink

Livro Por Todas Nós da Ellora Haonne

CC Cream Siàge Reconstrói os Fios EUDORA

Como fazer parede de cimento queimado

Apps para deixar seus stories lindos

Fazer unhas sem tirar cutícula

09abr/15

Resenha de Livro | Extraordinário – R.J. Palácio

BiaLivrosLyfestyleResenhas

 photo EXTRAORDINAacuteRIO 1_zpsmkowj3ir.jpg

Esse é um daqueles livros que eu me sinto muito bem em falar sobre. É também daqueles que a gente quer recomendar pra todo mundo e quando fala dele dá suspiros de amor. Extraordinário da R. J. Palácio é simplesmente meu novo livro favorito depois de A Menina que Roubava Livros – que responsa, hein?

 photo EXTRAORDINAacuteRIO 3_zpsibti5pbc.jpg

Ano passado comprei exatamente por causa da capa. Fiquei intrigada com essa carinha, essa capa azul e os dizeres da contracapa: Não julgue um livro menino pela capa cara. É claro que eu precisava levar! Eu já disse pra vocês que não julgo, mas sou influenciada por capas, não já? E como estou participando do desafio literário mais legal dos últimos tempos, aproveitei para lê-lo como um livo que se encaixa no desafio “um livro inteiramente baseado em sua capa”.

 photo EXTRAORDINAacuteRIO 10_zps6t2ufzb8.jpg

Sinopse

“August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade… até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.”

 photo EXTRAORDINAacuteRIO 4_zpsucweblzc.jpg

Apesar de ter uma temática de sofrimento, de algo tão difícil que ocorre a uma criança e sua família, o livro é extremamente leve e nada previsível. Inicialmente Extraordinário é contado pelo August, o protagonista e os capítulos não passam de 2 páginas. Depois eu vi que na verdade ele é separado por sessões, onde cada uma é referente a um personagem. E com isso terminei de ler em dois dias, sem cansar, devorando e saboreando cada página.

 photo EXTRAORDINAacuteRIO 10_zps6t2ufzb8.jpg

Toda a história se passa durante um ano, aquele em que Auggie foi para a escola, então segue uma linha cronológica bem fácil e gostosa de acompanhar. Nesse meio tempo, a gente vê a mesma situação narrada pela visão de vários personagens, o que é simplesmente incrível e surpreendente. É um assunto delicado. O livro mostra o impacto de ter uma criança com uma mutação genética que altera o rosto de forma devastadora e o quanto é difícil lidar com isso, mas tudo de uma maneira clara e sincera.

 photo EXTRAORDINAacuteRIO 7_zpsnyaoicod.jpg

O que é mais interessante é que, apesar de trazer pra nós a dificuldade disso tudo, não o faz de forma clichê e previsível. Fala mesmo que não é fácil, que ninguém tem a obrigação de aceitar logo de cara e que aos poucos vamos aprendendo a lidar com o que não é usual pra nós. A ideia de mostrar a visão de cada personagem envolvido é mágica porque você pode se identificar com o sentimento de cada um, entender exatamente o que se passa com eles naquele momento.

 photo EXTRAORDINAacuteRIO 12_zps6ia2bmnq.jpg

August é um personagem muito realista em relação à sua condição e o livro não traz nenhuma fórmula mágica pra isso. Toda a aceitação foi feita às duras penas e, apesar de já lidar com isso há 10 anos, Auggie ainda se vê magoado com coisas simples. Até mesmo a infantilização dele é bem feita e chega a causar comoção ~ Auggie, eu queria ter você como amigo, queria ser sua Miranda! No meio disso tudo, vemos ainda a vida dos demais personagens envolvidos e como são afetados pela doença de August.

 photo EXTRAORDINAacuteRIO 8_zpsahyepgop.jpg

É sim daquele tipo de livro que comove, que faz chorar, que te dá esperança de um mundo melhor e de querer assistir a Star Wars ~ ele é incrivelmente cheio de referências ao filme e confesso que as analogias e metáforas feitas são excelentes! Super bem arranjado, escrito de forma simples, mas de coração. Cara, como eu amei esse livro! Extraordinário fala de várias coisas implícitas como a vida por trás do estereótipo, a dificuldade de aceitar o que é diferente, a realidade de ter alguém na família que requer todas as atenções e o quanto isso não é bom quando você não é esse alguém. É um livro que deveria ser obrigatório nas escolas, na vida! Deveria vir na cesta básica. Tenho a sensação que por mais que eu fale dele, somente lendo vocês entenderão do que eu estou falando.

 photo EXTRAORDINAacuteRIO 11_zpsvpx53fxv.jpg

Deixem-se levar pela inocência consciente de August. Sejam mais gentis que o necessário. Encantem-se com essa história e passem pra quem vocês gostarem de verdade, vale muito à pena!

Instagram ❤ Facebook ❤ Youtube ❤ Twitter ❤ Pinterest ❤ Snapchat

Veja também esses posts relacionados:

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário

12 Comentários

  • Gabrielle Coelho
    25 abr 2015

    Fiquei encantada com a sua resenha. É o próximo livro que irei comprar e ler.
    Parabéns pelo Blog, é super bacana!

    • Bia Jiacomine
      04 maio 2015

      Ah, que bom que gostou, sua linda!
      Obrigada mesmo!
      Beijo

  • Karina Fabri Campos
    19 abr 2015

    Realmente esse livro é extraordináriooooo… Lindo e emocionante demais e amei a resenha que fez dele.
    Acho q todas as pessoas deveriam ler…
    Amoo seu blog
    Bjss

    • Bia Jiacomine
      20 abr 2015

      Obrigaaaada, sua linda!
      Fico muito feliz em saber disso!
      Beijão
      Ah! Viu que vai virar filme?

  • Lana (Ninha)
    09 abr 2015

    Oii, me lembro do dia que você botou do desafio de livros e eu comentei sobre esse livro! Se eu não estiver enganada, foi o primeiro livro que fiz resenha no meu blog. Eu trabalho com crianças especiais, sou fisioterapeuta de uma das AACD, a do RJ, e antes trabalhava em outra Instituição referência na área também, a ABBR, e não tem como não me envolver, faz parte da minha vida! Ameii e é um livro que já emprestei pra muitas pessoas. E todos, sem tirar nenhum, amaram! Parabéns pela escolha! bj bj

    • Bia Jiacomine
      14 abr 2015

      Obrigada, lindeza!
      Ele é realmente um livro incrível, todo mundo deveria ler. E realmente, não tem como não se envolver, né?
      Beijão

  • Thierrie Magno
    09 abr 2015

    Caríssima, pelo que você falou do livro, ele deve ser realmente mágico. Devo confessar que já li vários livros a partir de suas resenhas ~ I also loved “The Book Thief ~ e vou comprá-lo. Abraços!

    • Bia Jiacomine
      14 abr 2015

      Ah, seu lindo!
      Fico muito feliz em saber disso!
      Tomara que você goste desse também, é um dos meus favoritos!
      Beijão

  • Li Extraordinário no comecinho do ano e ele também se tornou um dos meus livros favoritos.
    Queria ter resenhado ele pro meu blog, mas fiquei sem palavras pra traduzir o quão bom ele é. Extraordinário definitivamente faz jus ao nome, é incrível. Esse livro é mágico.
    Divertido, puro e muito emocionante. O Auggie é um menino incrível e eu também queria ser a Miranda dele! <3
    Tô muito ansiosa pelo filme, acho que vou chorar horrores.
    Adorei a sua resenha Bia, traduziu o que eu penso 🙂
    Beijos!

    • Bia Jiacomine
      09 abr 2015

      VAI TER FILME? AI MEU DEUS, VAI TER FILME?
      Nossa, não acredito!
      Vou desidratar, não vou dar conta!
      Como esse livro é lindo, né? MAl posso esperar pra ler de novo! Quero comprar o 365 dias extraordinários!
      Beijão, lindeza

      • Vai ter filme sim e eu tenho certeza que vai ser muito maravilhoso! Olha a notícia no site da intrínseca, não consegui por o link aqui 🙁 Procure por “DIRETOR EXTRAORDINÁRIO”
        Eu também quero muito o 365 dias. Amei os preceitos do livro, e sou apaixonada com frases!
        Beijos!

        • Bia Jiacomine
          14 abr 2015

          Ai, morri!
          Vamos fazer uma caravana pra assistir?
          huahuauhauhauah
          Beijão
          PS: Obrigada pela notícia boa!