Top 5 Livros de 2018

Resenha Gloss Lip Volume Hialurônico Blant

Espuma de Limpeza Facial Cicatricure

1 peça 5 looks: Chemise

Esponja de silicone para limpar a pele

Minhas novas tatuagens

Resenha Spray Dumb Blonde Bed Head TIGI – toning protection spray

Cupom de desconto Glambox

De 2018 para 2019

24jun/14

Manual do ruivo | Tintas, tonalizantes e água oxigenada

BeautyBiaCabelosRuivoTAG

Aê! Chegamos no segundo post sobre cabelos ruivos (o primeiro está aqui)! Hoje vou falar pra vocês das tintas mais usadas, as opções de tonalizantes e ainda qual água oxigenada você deve escolher.

Existe basicamente duas opções de você chegar no ruivo: tingindo ou tonalizando. A diferença entre um e outro é a presença de amônia no produto. Valem lembrar que nem todos os tons de cabelo “abrem” com tonalizante, conforma eu tinha falado no outro post. Mas é bom saber sobre tonalizantes porque eles irão te salvar entre um retoque e outro.

TINTURA

Existem milhares do colorações avermelhadas no mercado, mas os tons de cobre ainda são os mais carentes de produto. Nem todas as lojas trabalham com as melhores marcas e a gente acaba ficando sem opção. Mas algumas são as queridinhas das ruivas de plantão e chegam nos tons mais naturais.

TINTURAS

Essas são as tintas mais “famosas”, digamos assim Tem também as da Keune e Italy Color, mas são ainda mais difíceis de achar. A numeração não varia disso. Nesse post sobre tonalizantes, tem maiores informações sobre as terminações das tinturas.

A ÁGUA OXIGENADA

Por mais que ela pareça ter um papel secundário na coloração, é ela que vai fazer com que a tinta realmente se fixe no seu cabelo e ainda determinar o tom. Quanto maior o volume, maior a perda de pigmentos, água e proteína dos fios. Isso significa que, maiores volumes clareiam mais, mas também danificam mais.

tabela

* Cabelos acima de castanho médio podem precisar de uma volumagem maior para abrir o tom

Enquanto a de 20 volumes é a mais usada para escurecer e/ou clarear com tinturas normais, inclusive as avermelhadas, a de 40 é a menos indicada nos tons acobreados por abrirem demais, facilitando ainda o desbotamento por conta da porosidade dos fios. Eu uso sempre a de 30 porque a minha tinta é mais vermelha do que eu gostaria, mas é importante seguir as recomendações do fabricante pra não ter erro!

Sabendo da potência de cada uma, você pode deixar a tinta mais clara ou mais escura. A de 10 volumes fica por conta dos tonalizantes e banhos de brilho. Geralmente,  muitos deles usam Emulsão Reveladora que costuma ter volume 9, sendo ainda mais fraca, fixando bem superficialmente nos fios.

TONALIZANTE

Bem, a escolha do tonalizante vai depender do tom do seu cabelo, seja ele natural ou tingido. Se for natural, pode alterar a cor por completo se os fios forem claros, ou apenas dar nuances se forem mais escuros. Já no caso dos tingidos, ele pode até corrigir o tom errado da coloração, deixando mais laranja ou mais vermelho, de acordo com a sua vontade. os mais famosos são:

Eu já usei o da Keraton e tenho vontade de experimentar o do Celso Kamura. Mas no meu caso, só uso mesmo para manutenção da cor, porque pinto o cabelo inteiro toda vez que preciso retocar a raiz.

No próximo e último post da série, vamos falar sobre os erros mais comuns de quem quer pintar o cabelo de ruivo, sobrancelhas e cuidados para manutenção da cor! Até lá, pessoa! ;*

Tags:

Veja também esses posts relacionados:

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário

17 Comentários

  • Sabrina Oliveira
    07 jan 2016

    Amei seu post.. Gostaria de perguntar se usar ox com tonalizante faz a mesma funçao da tinta ??

    • biajiacomine
      05 jun 2017

      Que bom que gostou, lindeza!
      Em alguns casos sim, mas não são todos os tonalizantes que funcionam bem assim. Mas lembre-se, pode ser que haja alteração na cor e a fixação seja menor, até porque, não há amônia!

  • Reijane
    10 dez 2015

    Olá, estou morando em juiz de fora e procurei a tinta igora nos saloes mas nao achei, vc conhece algum?

    • biajiacomine
      12 abr 2016

      Não conheço, lindeza… Já viu na Mega Vale?

  • Ligia lira
    22 abr 2015

    oie… te acho linda… suas dicas sao de mais!!! Bjaooo.. 🙂

    • Bia Jiacomine
      04 maio 2015

      Obrigaaaaada, linda!

  • Ligia lira
    22 abr 2015

    oiee..nossa te acho linda demias.. adoru suas dicas!!!! bjao

    • Bia Jiacomine
      04 maio 2015

      Obrigada, sua lindeza!

  • vitoria
    23 mar 2015

    Ooii, tudo bem? Entao eu resolvi que queria ser ruiva, fui ao salao e a moça fez do jeito que eu queria, meu cabelo que era castanho escuro ficou acobreado vermelho e eu amei. E com o tempo ele começou a desbotar, resolvi passar um tonalizante, e sem intender absolutamente nada, fui pela cor da caixa e sim deu errado. O que eu comprei era um tonalizante vermelho amora e meu cabelo esta em um tom vinho. Voce acha que se eu passar dekapcolor esse tom de vinho vai sair? E depois o que devo fazer para voltar aquele acobreado vermelho? Me ajuuudaaa!!! Beijos

    • Bia Jiacomine
      30 mar 2015

      Ei, Vitoria!
      Sai sim, melhora muito!
      Pode nao sair completamente, mas com certeza vai amenizar o tom avermelhado. Tem um post aqui no blog sobre Dekap Color, dá uma olhada, acho que vai te ajudar muito!
      Beijo

  • Andreza Lins
    09 fev 2015

    Oii td bem?!Nao sei se vai responder mas nao custa tentar.
    Sou loira e quero ficar ruiva natural, porem me aconselharam a fazer uma pre-pigmentacao, quero o ton 7.7 ou 7.4(marijeu) que tom devo passar antes?!

    • Bia Jiacomine
      23 fev 2015

      Muito difícil dizer, sua linda. Vai depender do tom de loiro, do ruivo que quer atingir, da saúde dos seus fios…
      Vê com um cabeleireiro, ele pode com certeza fazer mais por você!
      Beijo

  • Jéssica
    16 jul 2014

    Você sabe onde vende essas tintas da Igora em Juiz de Fora? E você sabe me dizer qual desses ruivos você acha que ficaria mais parecido com ruivo da Lana Del Rey? rsrs Obrigada

    • Bia Jiacomine
      16 jul 2014

      Ei, Jéssica!
      Aqui não vende Igora… já rodei meio mundo atrás e nunca achei…
      Pois é, tem foto que tá mega claro, tem foto que está escuro. O pessoal aposta na 7.4 da MAjirel, já vi na Mega Vale, mas quando acha estoca porque some rápido!
      Beijão

  • […] mais na parte de cima e resolvi que vou trocar de tinta. Quero uma um pouco mais clara, como a 8.34 da Alfaparf. Se não fosse o Dekap Color, pra chegar nesse tom, eu teria que ter descolorido e com certeza […]

  • Manu Ferreira
    25 jun 2014

    Amando essas dicas para cabelos ruivos #tôlongedisso tô tentando pois meu cabelo é muitooo escuro então já viu né?

    • Bia Jiacomine
      25 jun 2014

      Ei, Manu!
      Mas olha, vai na fé que dá! Vai de pouquinho em pouquinho que chega lá!
      #tonatorcida
      Beijão