Resenha Spray Dumb Blonde Bed Head TIGI – toning protection spray

Cupom de desconto Glambox

De 2018 para 2019

Avaliando produtos de make de R$10,00

Ficando bem com meu corpo

Ugly Sneakers – o que é e como usar

Caneta SOS Cutículas Perfeitas Granado Pink

Livro Por Todas Nós da Ellora Haonne

CC Cream Siàge Reconstrói os Fios EUDORA

13maio/14

Qual a função dos pincéis de maquiagem | especial pele

BeautyBiaComo UsarDicasMaquiagem

Quando a gente começa a se interessar pelo mundo da maquiagem, fica meio perdida em relação ao que comprar e muitas vezes se deixa influenciar pela moda/aparência. Eu mesma comprei vários pincéis e produtos que passei muito tempo sem nem imaginar pra que serviam e usando completamente errado. Pensando nisso, resolvi fazer dois posts, dividindo em cobertura de pele e olhos pra gente falar um pouco mais sobre esses pincéis mais diferentes.

Esses são usados essencialmente para aplicar os produtos na pele. Alguns podem ser usados também para acabamento, como no caso do Duo Fiber que é o 4.

1 e 2. KABUKI: O número 1 é o “Tapered Kabuki”, as cerdas fazem um formato de ‘ponta de lápis’. O segundo é o “Round Kabuki”, a ponta tem um formato mais arredondado . Esse tipo de pincel tem uma quantidade maior de cerdas, geralmente sintéticas. Com isso, aplicam mais quantidade de produto e são ótimos para serem usados quando a intenção é maior cobertura. A gente pode dizer que são a união de um ‘língua de gato’ (3) com um Duo Fiber (4). A cobertura é maior, mas o acabamento não é tão pesado. São usados para aplicação de produtos cremosos e líquidos como base e corretivos. Os ângulos das cerdas permitem que você encaixe melhor em cada parte do rosto. O 1 por exemplo, é melhor usado abaixo dos olhos e em volta das narinas. Já o 2 é tranquilo de usar no rosto todo.
COMO USAR: O produto pode ser aplicado diretamente na pele e em seguida espalhado com o pincel. Os movimentos podem ser de vai e vem perto dos olhos e narinas ou em movimentos circulares em qualquer parte do rosto. Para uma cobertura mais pesada, dê batidinhas com o pincel e depois esfume levemente em círculos.

3.LÍNGUA DE GATO: Esse é o pincel mais clássico e fácil de encontrar. São sempre de cerdas sintéticas e enceradas, com formato chato e fino. É indicado para a plicação de base líquida ou cremosa e o acabamento é bem pesado. Como as cerdas são mais firmes, deposita bastante produto, mas acaba deixando linhas no rosto. Portanto, depois de aplicar o produto, você precisa dar uma conferida e se for preciso passar as mãos ou esponja para amenizar e esfumar a base.
COMO USAR: Você pode colocar o produto diretamente no rosto em locais pontuais como testa, ponta do nariz, bochechas e queixo, e em seguida espalhar com o pincel em movimentos de dentro pra fora (do nariz às têmporas), e depois no sentido contrário, de fora pra dentro (dos olhos ao queixo). Se preferir, também pode aplicar certa quantidade de base nas costas das mãos e em seguida ir pegando com o pincel, repetindo o método de cobertura anterior.

4. DUO FIBER/DUO FIBRE: Um dos meus pincéis favoritos! Ele é versátil e dá pra usar, tanto no acabamento quanto na aplicação, independente da textura do produto. Ele é formado por dois tipos de cerdas que podem ser naturais e sintéticas ou ambas sintéticas, porém divididas entre enceradas e não enceradas e de tamanhos diferentes. É ideal para deixar o acabamento mais leve e natural, mas com cobertura uniforme. A porção maior de cerdas deposita o produto, enquanto a menor espalha e esfuma, por isso fica um acabamento mais delicado. Você pode construir camadas se necessário, mas a função dele é justamente aplicar menos produto, facilitando o controle da cobertura.
COMO USAR: Se o produto for líquido ou cremoso, aplique uma quantidade nas costas das mãos e dê batidinhas com o pincel para pegá-lo. Em seguida, aplique no rosto com movimentos circulares. Se o produto for em pó (compacto ou solto), pode pegar diretamente do potinho com o pincel e depois aplicar no rosto, também fazendo círculos.

Esses pincéis são geralmente usados para dar acabamento ou aplicar produtos de finalização. Nem todos são essenciais, mas quando você tem, acaba encontrando um jeitinho de usá-los sempre.

5 e 6. PINCEL VASSOURA: Acredito que tecnicamente esse não seja o nome dele, mas é assim que a gente chama. E vai dizer que não parece? Como o “nome” sugere, ele retira qualquer resíduo de sombra que possa ter caído abaixo dos olhos ou ainda excesso de produtos em pó como blush, bronzers e o próprio pó compacto. Tem em tamanhos variados e as cerdas podem ser sintéticas ou naturais. O número 5 eu uso mais para o rosto como um todo, principalmente para os excessos, já o 6 deixo para aplicar iluminador em pó porque acho que fica um acabamento bem delicado e natural.
COMO USAR: Sem mistério, é só passar no rosto, fazendo uma “varredura” onde for necessário, sempre de dentro pra fora.

7. PINCEL ANGULADO/CHANFRADO: Esses podem ser de cerdas sintéticas ou naturais e são comumente usados para passar blush. Inicialmente foram criados para fazer contorno e, na minha opinião, é um dos melhores pra isso. Geralmente os de cerdas naturais são mais gordinhos e funcionam bem melhor para produtos em pó. No entanto, é preciso tomar cuidado pra não acabar passando blush em uma área maior do que a esperada. Uma dica? Segure as cerdas com a ponta dos dedos na hora de aplicar. Pode ser usado também para blushes cremosos ou líquidos, mas nesse quesito, o Duo Fiber ganha disparado em acabamento!
COMO USAR: Dê leves batidinhas com o pincel no produto e retire o excesso batendo o cabo no dorso da mão ou do potinho. Em seguida, faça movimentos diagonais no sentido maçãs-têmporas, em vai e vem, depois em sequências circulares para difundir as bordas. Se necessário, aplique mais quantidade e repita.

8. DUO FIBER/DUO FIBRE: Bem, já falei melhor dele lá em cima. Agora a função que ele irá desempenhar é a de acabamento. Adoro usá-lo para blush de qualquer textura, mas principalmente os líquidos e cremosos. Também uso muito para bronzer, fica incrivelmente iluminado e natural.
COMO USAR: Da mesma forma que mostrei logo acima, não tem erro!

9PINCEL PARA PÓ: Nem precisa explicar muito, né? O que você precisa saber é que existe de cerdas sintéticas e naturais, mas o ideal é que seja da última e que tenha muitas cerdas e seja arredondado nas pontas, assim facilita a aplicação e abrange mais áreas no rosto. Também pode ser usado na função do pincel vassoura e retirar excesso de produtos em pó ou o próprio, contanto que esteja limpo. Vale lembrar que, caso tenha exagerado no blush, pode pegar um pouquinho de pó e passar por cima pra tentar amenizar.
COMO USAR: Da mesma maneira que o de blush, só que somente em movimentos circulares. Também pode descer o produto para pescoço e colo, caso haja necessidade.

Ufa! Nem dá pra acreditar que tem tanta coisa sobre um pedacinho de madeira e uns pelinhos, né não? hahaha. Espero que tenha ajudado!

Tags:

Veja também esses posts relacionados:

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário

7 Comentários

  • Amanda bleve
    02 set 2016

    Nossa muito bom voce explicou super bem.estava mesmo tentando discubrir para que eles serviam. Bacana. Beijao ?

    • biajiacomine
      05 set 2016

      que bom que gostou, sua linda! <3

  • […] já falei mais sobre ele nesse post ~ assim como o Duo Fiber e outros especiais de pele. Mas foi nesse post que eu dei mais […]

  • Ju Bispo
    23 jul 2014

    Adorei Bia! Vc podia fazer outro post falando dos pinceis de sombra?

    • Bia Jiacomine
      23 jul 2014

      Ei, Ju!
      Vou falar sim, deixa comigo!
      Beijo

  • Bia, adorei as dicas! Só da uma olhada na numeração entre o 2 e o 4. Acho que repetiu o 2..

    • Bia Jiacomine
      23 jul 2014

      Ei,m Letiiiiiicaia!
      Obrigada, sua linda!
      Vou lá consertar!
      Beijo beijo