Cronograma Capilar | como funciona?
Postado em 02/04/14

Uma leitora uma vez me falou (um beijo, Marina!) do Cronograma Capilar (CC) e eu fiquei bastante curiosa. Desde então comecei a pesquisar e fiquei adepta do método e estou seguindo há uns 20 dias mais ou menos. Mas o que é isso?

Creative hairstyle with smooth long female hair - close-up

Foto: Google

O que é o cronograma capilar?

Nem só de hidratação vive a saúde dos cabelos. É preciso nutrir e reconstruir os fios porque diariamente submetemos os fios a atritos, produtos e químicas que danificam a saúde deles. Então, não basta apenas hidratar ou nutrir ou reconstruir somente. É necessário fazer tudo junto, mas seguindo a uma sequência que promete mais resultados.

Por que se chama “cronograma”?

Não adianta revezar os cuidados, é preciso seguir uma tabela com dias e produtos específicos. Durante o período de 1 mês, você vai desintoxicar, hidratar, nutrir e reconstruir os fios, recuperando todo o desgaste hídrico e proteico perdido. Após esse tempo, entramos na fase de manutenção.

Quais são as etapas?

  • Detox: Essa é importante, mas nem todos os cabelos podem passar por ela. Aqui faz-se a limpeza dos fios e do couro cabeludo com produtos esfoliantes e de limpeza profunda.
  • Hidratação: Essa etapa é pra hidratar, óbvio. Aqui a intenção é devolver minerais e compostos hídricos que foram perdidos.
  • Nutrição: Aqui os produtos utilizados são para devolver nutrientes, vitaminas e proteínas.
  • Reconstrução: Responsável por devolver queratina e aminoácidos.

Fiz uma tabela com os ingredientes específicos de cada etapa, com nome dos compostos ativos que farão efeito em cada uma.

cronograma01 copy

Bem, ao saber dos ingredientes, você vai procurar pro produtos que os contenham em sua composição. No geral, máscaras de linhas profissionais costumam ser mais potentes e ter tais ativos em maior concentração, trazendo resultados melhores em menos tempo. Mas agora que você já sabe disso, vamos descobrir como montar o seu cronograma.

Como montar o cronograma?

Normalmente o esquema é na ordem acima, Detox, Hidratação, Nutrição e Reconstrução. Mas alguns cabelos necessitam mais de algumas etapas ou de intervalo menor entre elas. Veja a tabela abaixo, de acordo com o jeito que está seu cabelo, você deverá focar na seguinte etapa:

cronograma02 copy

Vamos colocar um intervalo de 2 dias entra cada etapa. Durante o processo, devem ser mais intensos e assíduos os cuidados mesmo, depois a gente permanece na manutenção de forma semanal, quinzenal ou mensal. Como dura um mês, caso haja um intervalo maior entre as etapas, pode ser que não consiga o mesmo efeito, entende? Vamos fazer um cronograma hipotético de um cabelo fraco:

cronograma03 copy

Um cronograma para cabelos normais, por exemplo, seria composto de uma reconstrução apenas, na última semana do tratamento.  Se o seu cabelo está muito poroso, elástico ou danificado, é bacana repetir a reconstrução em todas as lavagens, até a saúde dos fios ficar em dia novamente.

Essa lógica também vale para a sequência e função dos produtos que a gente usa normalmente. Você pode segui-la para ter resultados realmente eficazes.

Algumas considerações:

  • A cronologia não faz milagres, mas potencializa o feito dos produtos, uma vez que serão usados na sequência correta (hidratação repõe a umidade, os nutrição repõe os lipídeos, impedindo que a umidade vá embora e a reconstrução sela os fios, segurando todos os nutrientes anteriores);
  • Se você faz uso de algum produto químico (progressivas, tintas e outros) devem ser feitos depois da hidratação e antes da reconstrução, evitando danos;
  • Use o anti resíduos pelo menos 1 vez por mês, isso ajuda no processo;
  • Nunca se esqueça dos protetores para uso de secador e chapinha.

Alguma dúvida? Alguém aqui já faz esse CC?

ferias

27 Responses to “Cronograma Capilar | como funciona?”

Deixe seu comentário

Posts mais lidos
Instagram
Topo